Onda de calor: como o isolamento térmico pode ser a solução?

Onda de calor: como o isolamento térmico pode ser a solução?
calendar_month14/09/2022 view_list

A onda de calor têm sido frequente pelo país. Todas as regiões e áreas dos estados do Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e em todo o Distrito Federal têm sofrido bastante com as altas temperaturas. 

O calor excessivo traz muitas alterações no nosso balanço hídrico e no sistema circulatório do nosso corpo, impactando muito nossa saúde de forma geral. 

Mas, como podemos estruturar nossa casa ou escritório de maneira que o calor não fique tão intenso e como o Isolamento térmico pode auxiliar nessa tarefa? 

O que provoca a onda de calor no Brasil? 

As altas temperaturas são provocadas a partir da formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, cenário comum nesta época do ano na área central do Brasil. 

Além disso, segundo especialistas, conforme os dias sem chuva se prolongam, a massa de ar seco se intensifica. A chegada da primavera, na segunda quinzena de setembro, também contribui para as temperaturas elevadas. 

Com o calor nossa saúde também fica prejudicada e podem gerar alguns sintomas:  

Desidratação

Alguns sintomas da desidratação são fraqueza e mal-estar, ressecamento de mucosas dos olhos e da boca e longos períodos sem urinar.

Insolação

Os principais sinais de insolação são: febre alta, tontura, sensação de fraqueza, queimaduras de pele, perda da consciência, vômitos, taquicardia e dificuldade para respirar.

Problemas no aparelho respiratório

O corpo fica mais suscetível a infecções e doenças como rinite, sinusite, asma e bronquite.

Problemas de pele

Muitas pessoas podem desenvolver, por exemplo, algumas alergias e infecções de pele na época do verão, desencadeadas, principalmente, pela exposição ao sol, calor e aumento do suor.

Problemas de pressão

As altas temperaturas aumentam a espessura do sangue, fazendo subir a pressão e a frequência cardíaca. Dessa forma, o calor excessivo aumenta o risco de sofrer um infarto ou um derrame.

Como se proteger do calor excessivo?

Para se proteger da onda de calor excessivo é importante sempre beber muita água, se alimentar de forma leve e consumir bastante frutas. 

No entanto, e o ambiente que você fica? Como protegê-lo também?

É importante manter o ambiente climatizado e é importante lembrar também que com o aumento do calor, as pancadas de chuva podem vir como consequência. E muitas vezes impossibilitando de deixar janelas e portas abertas. 

Um ambiente climatizado consiste basicamente em um espaço que conta com uma temperatura controlável e agradável, nem muito quente, nem muito fria. Ou seja, um lugar ideal para passar o dia. Simples assim. 

E a climatização do ambiente pode ser feita em qualquer espaço. Desde áreas residenciais, como casas ou apartamentos até locais maiores, como grandes escritórios, academias, restaurantes ou hospitais. 

Benefícios de manter um ambiente climatizado

Aumento de produtividade

Pense no seguinte cenário: ápice do verão, duas horas da tarde e você está trabalhando em uma sala totalmente quente. Nesse cenário tão adverso, será que estaria dando o máximo de si em sua atividade?

Muito provavelmente, sua resposta foi “não”. Afinal, temperaturas extremas podem facilmente tirar sua concentração e reduzir a produtividade. Dessa forma, não seria exagero dizer que um ambiente climatizado soluciona esse problema, te entregando o bem estar necessário para conseguir focar nas tarefas. 

Melhor convivência

Um outro problema de estar em um ambiente muito quente ou frio é a irritabilidade aflorada que essas temperaturas podem causar em uma pessoa. Agora imagine um escritório cheio de trabalhadores irritados convivendo oito horas por dia. Tem tudo para dar problema. 

Dessa forma, a climatização do ambiente trará a paz necessária para que as atividades sejam realizadas sem estresse. 

Redução de problemas de saúde 

Devemos lembrar também que as altas ou baixas temperaturas trazem variações no ar, deixando-o muito seco ou úmido. Consequentemente, esse fator pode ocasionar uma gama de problemas de saúde. 

Bronquite, asma, sinusite e rinite são apenas alguns problemas que podem ser desencadeados pelo ar seco do calor, por exemplo. Nesse contexto, um ambiente controlado mantém a qualidade do ar estável, reduzindo as chances dessas doenças se desenvolverem. 

Conservação de produtos e do ambiente 

Principalmente em lojas que trabalham com venda de mercadorias, como alimentos, por exemplo, um espaço com temperatura controlada garantirá que os produtos não estraguem em decorrência do calor intenso. 

Além disso, danos na estrutura do ambiente ocasionados por umidade (como infiltrações e mofos, por exemplo) também serão evitados. 

Conservação da limpeza

Ao climatizar um ambiente, é possível deixar as portas e janelas do espaço fechadas. Como resultado, você não precisará se preocupar com a poeira e sujeira da rua. Ou seja, uma facilidade maior para manter a limpeza do lugar. 

Maior qualidade de vida

Ao juntar todas essas vantagens citadas, podemos chegar a uma conclusão: um ambiente climatizado tem tudo para garantir a qualidade de vida e o bem estar que você merece. 

Ao adotar esse método, você não estará conquistando apenas o conforto térmico, como também a conservação do ambiente, da saúde, limpeza e o desejado sossego para realizar as atividades do dia a dia.

Falar sobre como, juntamente do calor, pode vir pancadas de chuva, o que impossibilita janelas abertas e correntes de vento para se refrescar e que, assim, é importante buscar outras formas de se proteger, visto que muitas pessoas acabam sendo atingidas por grande mal-estar nessa época do ano.

Como o Isolamento térmico pode ser a solução para a onda de calor 

O isolamento térmico surge como uma opção econômica e saudável. Essa solução busca garantir um controle da temperatura sem utilizar energia elétrica, utilizando bloqueios físicos para impedir a entrada e saída de calor ou frio no local. 

A 3TC criou uma tecnologia de isolante térmico baseada no funcionamento das garrafas térmicas e também nos trajes de astronautas. Essas roupas são conhecidas por controlar tanto temperaturas altas quanto baixas com a mesma eficiência. 

Assim, o 3TC foi desenvolvido para ser um isolante térmico muito diferente dos convencionais justamente por controlar as três formas de transferência de calor: condução, convecção e radiação. 

E a atuação nessas três frentes faz com que a 3TC seja uma verdadeira referência quando o assunto é isolamento térmico de alta performance. Como resultado, temos a garantia de controle térmico no seu imóvel. 

Além de ser uma alternativa excelente para climatização de ambientes, os isolantes térmicos também podem ser ótimos complementos para os aparelhos eletrônicos.

Conheça o Isolamento 3TC

Agora que você conheceu melhor sobre o Isolamento 3TC, temos muitos conteúdos para deixar sua casa sempre agradável, tanto no calor, como no frio. Leia mais!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *