Como proteger a casinha do cachorro do frio? Confira essas dicas!

You are currently viewing Como proteger a casinha do cachorro do frio? Confira essas dicas!

Dizem que ele é o melhor amigo do homem. Está sempre ao lado e pronto para proteger o seu dono. De quem estamos falando? Ficou bem evidente que é do cachorro. Sem dúvidas, esse querido pet aquece o nosso coração com sua fidelidade e carinho. E uma das formas de retribuir é cuidando bem dele nos dias mais frios do ano. Para isso, é preciso entender como proteger a casinha do cachorro do frio.

Neste artigo, daremos dicas sobre isso. Falaremos também sobre a importância dessa proteção e como o isolamento térmico pode ajudar no aquecimento e na saúde do pet. Acompanhe os próximos tópicos!

Por que é importante proteger os cachorros do frio?

Alguns cães são tão queridos pelos seus donos que são considerados membros da família. Assim como cuidam com carinho dos filhos, fazem o mesmo pelo cachorro. E esse cuidado é muito importante. Afinal, igual às crianças, os pets não sabem se proteger do frio. Além disso, as temperaturas mais baixas geram os seguintes efeitos negativos nos cães:

Cachorros de pequeno porte ficam mais expostos a doenças durante o inverno

O frio pode causar a cinomose (doença que ataca o sistema nervoso do cão e pode levar a óbito) e a gripe canina. Os cachorros de pequeno porte são mais vulneráveis a essas doenças devido à fragilidade corpórea em relação aos de grande porte;

O frio propicia a dispersão de vírus e bactérias

A já citada gripe canina é causada pelo vírus Influenza A que é altamente contagioso (em especial no inverno). Se não tratada, essa gripe pode evoluir para pneumonia. Outras doenças comuns na época mais fria do ano é a traqueobronquite (conhecida como tosse de cachorro), bronquite canina e dermatite;

O frio afeta o humor e o emocional dos cachorros

Os cães mais peludos lidam melhor com as baixas temperaturas. Por isso, se mantêm ativos e brincalhões. Por outro lado, os de pelos mais curtos, sentem desconforto no frio, causando mau-humor, irritação e desânimo. Essas sensações se intensificam nos cães idosos.

Como proteger a casinha do cachorro do frio?

Todos os impactos negativos na saúde física e emocional dos cães podem ser minimizados (ou até eliminados) por meio de algumas estratégias simples. Uma delas é a proteção da casinha do pet. Afinal, é o local onde passam uma boa parte do dia e da noite. Para manter esse local bem aquecido, é preciso:

Separar cobertores exclusivos para o cachorro

Forrar a casinha com cobertores ajuda a manter uma temperatura interna agradável. Para os cães peludos, talvez um coberto seja o suficiente. Os com menos pelos, podem precisar de dois ou três cobertores sobrepostos;

Posicionar a casinha em um local sem corrente de ar 

Locais com grande movimentação de ventos, tendem a ser mais frios e afetados por garoas ou chuvas. Sendo assim, a casinha não deve ser colocada nesses ambientes. A não ser que tenha uma boa cobertura e barreira contravento e chuva na portinha de entrada.

Fazer isolamento térmico do piso e das paredes  

Quando se trata do piso, mesmo forrando cobertores, a umidade pode entrar na casinha. Se isso acontecer, a temperatura interna pode cair. Para evitar essa situação, é importante colocar uma “barreira” entre o piso e a casinha. Isso pode ser feito de modo artesanal, como utilizando um pedaço de papelão, estrado ou madeira suspensa sobre uma base de tijolos.

No entanto, uma opção mais vantajosa seria contratar um serviço de isolamento térmico, tanto para o piso quanto para as paredes da casinha, utilizando materiais feitos justamente para isso, que garantem a proteção eficaz. 

Exemplo é o isolamento térmico e acústico da 3TC, que permite o isolamento de até 97% da radiação, utilizando a eficiência do poliestireno expandido (EPS) com duas lâminas refletivas que barram os raios infravermelhos, o que torna o 3TC uma estrutura flexível, resistente à umidade e contínua. 

É apresentado em duas versões: rolo ou manta térmica; placa ou painel. A eficiência térmica do isolamento 3TC proporciona bem-estar tanto no calor quanto no frio, e, sem dúvidas, garantiria a saúde e o conforto do seu pet.

características do 3TC Isolamento

Como o isolamento térmico pode proteger a saúde do seu cachorro

Diferente do que alguns acreditam, o isolamento térmico não abafa totalmente os ambientes, impedindo qualquer entrada de ar. Na verdade, o objetivo é minimizar as grandes oscilações de temperatura entre o interior e o exterior da casinha. Dessa forma, o pet não sofre com os danos vindos da umidade excessiva.

Mas e no verão? Será que o isolamento térmico aumentará o calor da casinha? A resposta está no tipo de material utilizado. O ideal é que seja de poliestireno expandido (EPS) e polímero refletivo. Sendo assim, o isolamento atuará nas três formas de transmissão de calor: radiação, convecção e condução.  

O resultado é que a casinha sempre ficará com uma temperatura confortável – não importa a estação do ano. Quanto ao inverno, o cachorro estará protegido das doenças típicas do frio. Sem falar que não sentirá os efeitos negativos no humor e no emocional. Já os donos ficam tranquilos ao notarem que o seu melhor amigo está bem quentinho e cuidado.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como proteger a casinha do cachorro do frio? Gostaria de aumentar os seus conhecimentos e ficar bem informado? Então não perca as dicas que damos em nossos artigos. Acompanhe o blog da 3TC!

Deixe um comentário