Forro modular pode ser uma alternativa ao forro de gesso?

You are currently viewing Forro modular pode ser uma alternativa ao forro de gesso?

Durante anos, construtores e arquitetos criaram projetos para tetos e paredes usando uma variedade de materiais e técnicas, como exemplo, temos o uso das placas de gesso e técnicas de suspensão. Quer você simplesmente instale uma alternativa ao forro de gesso ou crie use o chamado “teto falso”, o padrão em materiais é bastante diversificado.

Assim, à medida que o design e a fabricação evoluíram, a alternativa ao forro de gesso foi desenvolvida. Portanto, embora os painéis de gesso sejam uma ótima maneira de garantir benefícios acústicos e estilísticos a um espaço, outros materiais podem trazer tantos benefícios adicionais ao design de um edifício quanto a ideia original.

Mas, antes de entrarmos na alternativa ao forro de gesso, vamos dar uma olhada nos tetos e paredes de placas de gesso e porque elas podem ter vantagens e desvantagens.

O que é placa de gesso?

A placa de gesso é comumente conhecida como gesso cartonado. Ela recebe esse nome porque possui um núcleo de gesso natural com uma folha voltada para os dois lados.

>>> Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre forro de gesso

Pode ser vendido em grandes placas projetadas para serem aplicadas diretamente nas vigas do teto ou como telhas de gesso perfurado que podem ser suspensas. Elas também podem ser fixadas em pinos, para paredes e divisórias.

As placas de gesso estão disponíveis em formatos diferentes. Isso inclui alguns que são mais adequados para uso em:

· espaços como banheiros;

· aplicações que necessitam de maior resistência ao fogo;

· cozinhas comerciais;

· projetos residenciais multifamiliares;

· espaços com altos níveis de ruído.

Desvantagens da placa de gesso perfurada

A placa de gesso perfurada é um material útil e versátil, mas isso não significa que seja a escolha certa para todas as situações.

Pode haver casos em que a placa de gesso seja a escolha certa para um projeto, como para paredes e até alguns tipos de tetos. Infelizmente, ele tem algumas desvantagens:

Propenso a danos

O gesso não tem alta resistência à tração. É quebradiço e inflexível quando seco. Isso significa que ele pode ser facilmente perfurado e a face da folha pode ser facilmente rasgada. Esses danos podem ocorrer mesmo se ela receber uma camada superficial de gesso e tinta.

Estética pouco inspiradora

A questão estética tornou-se uma força motriz para o desenvolvimento de layouts e escolha dos materiais usados nos projetos. As placas de gesso podem se esforçar para atender a esse tipo de necessidade.

Na melhor das hipóteses, fornece um teto perfeitamente plano e liso. Embora alguns tipos de placas de gesso possam ser pintados, e os tetos falsos normalmente não são pintados. Isso pode levar a uma incompatibilidade na estética do espaço, diminuindo seu apelo visual.

Desempenho acústico limitado

Numerosos estudos foram realizados sobre o desempenho acústico de placas de gesso. É possível melhorar a acústica com placa de gesso perfurada, mas o gesso padrão requer o uso de duas camadas que são instaladas com um pequeno espaço entre elas.

Suscetível à umidade

Em áreas onde há umidade, as placas de gesso podem ceder ao longo do tempo. É possível comprar placas de gesso especiais que tem uma maior resistência à umidade.

No entanto, este tipo de placa de gesso é mais cara e é projetada principalmente para uso em paredes.

Existe uma alternativa ao forro de gesso?

Como veremos a seguir, existe sim alternativa ao forro de gesso. Muitas delas têm uma aparência dinâmica e oferecem benefícios adicionais, como maior controle acústico e durabilidade.

O Forro Modular como alternativa ao forro de gesso

O forro modular pode ser uma solução e alternativa ao forro de gesso, tanto em quesito de conforto térmico quanto de isolamento acústico.

Assim, o forro modular, como o próprio nome diz, é feito em módulos, por placas sobrepostas em grades, na forma de um T invertido.

Ou seja, são blocos pré-moldados de um material específico. No Brasil, o forro modular começou a ser usado desde o período colonial pelos portugueses!

A partir de então, a ideia dos módulos variou conforme a época e os tipos de materiais disponíveis, indo da madeira aos materiais sintéticos.

>> Veja também: Como colocar manta térmica no telhado

 

Vantagem e alternativa ao forro de gesso pelo forro modular:

· Possui tipos de espessuras diferentes;

· Ajuda nas aplicações bactericidas e fungicidas

· É personalizável

· Disponível em cores e modelos variados

· É leve e permite a fácil limpeza

· Não possui umidade

· Possui isolamento acústico e térmico

· Fácil remoção

· Têm resistência a fissuras e calor extremo

Como vimos, o forro modular possui inúmeras vantagens e funções, mas as principais e mais requisitadas hoje em dia são: o isolamento acústico e térmico.

Mas claro, além disso, o forro modular como alternativa ao forro de gesso, tem grande valia na parte estética, afinal, ele pode ser feito de diversos materiais.

Veja os tipos de forro modular disponíveis no mercado

Diferentes materiais podem ser utilizados na produção de forros modulares. Veja a seguir.

PVC

Material plástico formado a partir dos subprodutos do petróleo, de alta durabilidade, impermeabilidade e leveza.

Além disso, é 100% reciclável. Apesar de ser um tipo de plástico, ele não é inflamável. Tende a durar 40 anos, aproximadamente.

Assim, o forro de PVC é bem comum e é uma boa alternativa ao forro de gesso

Lã de vidro

Também é considerado como forro modular, e bastante usado no Brasil como solução de tratamento acústico e térmico. É muito útil em edificações comerciais, residenciais e industriais.

É resistente ao fogo, e sua durabilidade é bastante alta.

Poliestireno Expandido

Muito usado em ambientes industriais, por causa do isolamento térmico e acústico. Também é chamado de isopor, sendo sustentável e reciclável, sem falar da leveza e da qualidade do acabamento.

Madeira

O forro de madeira modular é, como vimos, uma das opções mais antigas. Possui qualidades estéticas que podem servir para ambientes externos e internos. A madeira é um material biodegradável e renovável, e inclui as suas subdivisões como o MDF, a chapa de madeira de fibra de média densidade, homogênea e de textura suave.

AMF

Feito de fibra mineral, madeira ou metal, possui ótimo acabamento e estética, que pode ser removido com facilidade. Possui alta resistência e garantia de isolamento acústico para residências e comércios.

Lã de rocha

Como isolante térmico, aguenta altas temperaturas de até 600ºC e por isso, é muito usado na indústria, além de ser um bom isolante acústico. Tem um revestimento de PVC, apresentando uma melhora contra qualquer tipo de propagação de fogo.

Colmeia

É um forro modular que é composto por blocos, o que permite valorizar a iluminação, e gera uma eficácia acústica.

Forro Modular 3TC

Feito com um núcleo de poliestireno expandido, revestido com uma película altamente refletiva, o 3TC apresenta grande eficiência como isolante térmico, sendo o único que barra as 3 formas de transferência de calor (condução, convecção e radiação). É um material leve com ótimo acabamento. Além disso ele é 100% reciclável.

Qual tipos de forros escolher como alternativa ao forro de gesso?

Conforme vimos, existem muitas alternativas antes de comprar e instalar o forro modular. Mas para isso, é preciso identificar o tipo de construção e produto que você deseja para evitar problemas mais tarde.

Veja, por exemplo:

· a iluminação;

· climatização de ambiente;

· equipamentos de segurança;

· a acústica;

· cabeamento;

· durabilidade;

· tipo de pintura;

· outros.

Apresentando muitas vantagens, o forro modular, também, pode ser removido com facilidade para devidos reparos, seja em construções como casas, galpões, estabelecimentos comerciais, supermercados, indústrias e lojas.

Atualize seu espaço com soluções dinâmicas de parede e teto. Com tantas soluções de teto diferentes no mercado hoje, você pode atualizar para um produto mais eficiente, o que irá aprimorar o espaço que você está criando, permitindo que você aproveite todos os benefícios.

>>> Veja também: Manta térmica no telhado diminui o calor?

Entre em contato com os especialistas da 3TC hoje para obter mais informações sobre uma instalação dinâmica e conheça o nosso produto!

3TC Isolamento

Perfil corporativo da 3TC Isolamento

Deixe um comentário