O que é radiação térmica e qual sua relação com o calor?

O que é radiação térmica e qual sua relação com o calor?

Devido ao aumento das temperaturas globais, os ambientes internos de residências, escritórios, indústrias e outros tipos de edificações sofrem com o desequilíbrio térmico. Esse impacto negativo tem origem na radiação térmica que é emitida por meio de fontes naturais ou artificiais. Mesmo sentindo os seus efeitos, muitos não sabem o que é radiação térmica.

Neste artigo, explicaremos como funciona a radiação térmica. Falaremos também sobre os seus tipos e como controlá-los nos ambientes internos. Confira os próximos tópicos!

O que é radiação térmica?

Em termos simples, a radiação térmica é gerada por meio dos movimentos de vibração das moléculas e átomos que fazem parte da constituição básica de toda matéria. Quando é emitida ou absorvida, a radiação térmica aquece os corpos. Sendo que na emissão, o aumento da temperatura corpórea é maior do que na absorção.

Por ser um tipo de radiação natural e não ionizante, a térmica interage com as matérias sem alterar a sua estrutura. Existem alguns fatores que afetam diretamente a absorção do calor emitido pela radiação térmica. São eles: cores (as mais escuras absorvem mais do que as claras), níveis de energia dos átomos e composição química.

Como ocorre a radiação térmica?

Em termos práticos pense assim: o calor do Sol percorre milhões de quilômetros pelo espaço até chegar à Terra. O sol é a principal fonte de calor e radiação na Terra. A radiação solar é responsável por aquecer a superfície da Terra e fornecer luz para as plantas poderem realizar a fotossíntese.

A radiação solar também é responsável por alimentar o clima da Terra, pois aquece a atmosfera e os oceanos. Essa propagação não se dá por condução e nem por convecção. Isso acontece pois quase não existe matéria no caminho do Sol para a Terra.

Nesse trajeto, o calor propaga-se no vazio apenas pela radiação, carregando a energia solar. Estas são as famosas ondas eletromagnéticas que se movem à velocidade da luz, chegando bem rápido na terra. Essa radiação é proveniente da fusão nuclear que acontece no interior do Sol.

E olha o poder da nossa estrela: a superfície do Sol está extraordinariamente quente e nós sentimos na pele sua energia. No entanto, ainda assim o espaço entre a Terra e a estrela permanece extremamente frio, justamente pela ausência de matéria para absorver o calor.

Tipos de radiação

Vale ressaltar que nem todas as ondas eletromagnéticas transferem calor. Como exemplo, podemos citar as frequências que se distanciam das regiões próximas à cor vermelha do raio infravermelho. Quanto à classificação, a radiação térmica pode ser ionizante ou não ionizante. A seguir, explicamos sobre cada uma delas.

Radiação ionizante

Esse tipo de radiação térmica produz íons quando arrancam elétrons de um átomo. Devido a sua grande carga de energia, consegue também separar elétrons de átomos (ou ioniza-los) ao passo que penetra na matéria.

Durante esse processo, a ionização pode modificar completamente a estrutura das moléculas. Entre as variedades da radiação ionizante, podemos apontar:

  • Radiação alfa – partículas pesadas formadas por dois prótons e dois nêutrons com carga positiva. Uma vez que possui um pequeno poder de penetração, a radioatividade da alfa pode ser bloqueada por meio de uma folha de papel;
  • Radiação beta – partículas leves e compostas por um elétron. Sua carga é negativa e não apresenta massa. Já o poder de penetração é considerado intermediário. Por isso, pode ser bloqueado por uma placa de metal:
  • Radiação gama – ondas eletromagnéticas de elevada frequência. Essas não possuem carga elétrica e tampouco massa. A capacidade de penetração é muito superior às demais partículas. Sendo assim, atravessar com facilidade uma placa de metal.

Radiação não ionizante

No caso da radiação não ionizante, a capacidade de remover elétrons de um átomo é inexistente. O motivo está na sua baixa frequência, liberação e concentração de energia. Por outro lado, a não ionizante consegue mover ou vibrar átomos. Alguns exemplos desse tipo de radiação, são:

  • Luz visível – área do espectro eletromagnético que tem comprimentos de onda classificados entre as cores entre o violeta e o vermelho. Outra particularidade é que pode ser vista a olho nu;
  • Ondas de rádio – tidas como radiações de baixa frequência. No geral, são utilizadas em antenas transmissoras de sinais de rádio e equipamentos de ressonância magnética;
  • Micro-ondas – são radiações que têm uma frequência maior do que as ondas de rádio. Na prática, estão presentes nos fornos de micro-ondas. Essas aquecem os alimentos com grande eficiência;
  • Ultravioleta – essa radiação não pode ser observada pelos seres humanos. Sendo assim, é invisível a olho nu. A principal fonte de ultravioleta é o sol;
  • Infravermelho – radiação térmica utilizada para mapear áreas com diferentes incidências de calor, fotografias térmicas e controles remotos. Também não é visível a olho nu, mas é emitida por todos os tipos de corpos. Existem animais que enxergam essa forma de radiação – o que os ajudam a caçar presas mesmo no escuro.

Como a radiação térmica é responsável pelo calor do ambiente?

A radiação é a forma de transferência de calor mais predominante. Ela consegue influenciar diretamente na temperatura dos ambientes de uma casa ou edifício. Além disso, a radiação é responsável pelo calor que sentimos quando um ambiente não possui isolamento térmico de qualidade.

Para esquentar seu ambiente, a radiação atua de algumas formas diferentes. Vamos explicar como isso acontece na prática. Primeiramente, ela esquentará as paredes voltadas para o sol e os tetos de um ambiente. Estas estruturas vão absorvendo o calor do sol e transmitindo ele para o ambiente interno.

Por isso que no verão sentimos calor de noite assim como de dia. Isso acontece pois o calor absorvido pelas estruturas durante o dia é transmitido de noite. Quando o ambiente externo perde a influência direta do sol, as paredes e tetos viram essa fonte de energia. Durante o dia existem outras considerações. Uma delas tem a ver com a luz solar incidindo diretamente dentro de casa, passando por janelas, vidros, portas, vãos etc.

Para evitar que o calor tenha incidência e haja uma quebra térmica, é preciso que a construção tenha tecnologias em isolamento térmico, de preferência que controle as três formas de transferência de calor. Assim, é preciso também pensar na ventilação natural do ambiente.

Como controlar todas as formas de transferência de calor?

Para lidar com as principais formas de transferência de calor (condução, convecção e radiação), a melhor solução é a manta térmica 3TC. Feita com poliestireno expandido (EPS) – material mundialmente conhecido, essa manta tem alta eficiência e é amplamente utilizada em diversos tipos de construções:

  • Residências;
  • Estabelecimentos comerciais;
  • Indústrias;
  • Prédios corporativos;
  • Veículos etc.

Uma das razões para o efetivo controle de todas as formas de calor, está nas duas lâminas de polímero refletivo. Dessa forma, 97% dos raios infravermelhos são bloqueados. O resultado é a forte atuação contra a radiação térmica. Veja uma tabela que compara a eficiência da manta térmica 3TC com a de outros materiais utilizados no mercado para fins de isolamento.

Algumas das características da manta térmica 3TC, são:

  • Tecnologia patenteada;
  • Não propaga chamas;
  • Eficiência térmica:
  • Boa estética;
  • Leveza;
  • Agilidade na instalação;
  • Praticidade no manuseio;
  • Melhor aproveitamento do material.

Conheça mais sobre a 3TC Isolamento e confira outros conteúdos do blog!

Por fim, sem dúvidas, a radiação térmica faz parte das nossas vidas. No entanto, não é necessário sofrer com os efeitos negativos dela. Como vimos neste artigo, utilizando a manta térmica 3TC, o equilíbrio térmico dos ambientes está garantido!

O que achou de nosso artigo? Entendeu o que é radiação térmica e sua relação com o calor? Quer conhecer melhor a eficiência da manta térmica 3TC? Então, visite o nosso site. Aproveite também para ler outros conteúdos relevantes publicados no blog da 3TC!

2 Comentários

  1. preciso de um orçamento para impermeabilizar um telhado com 450 m quadrados de telha trapezoidal T40 metalica, no endereço Rua Silva Airosa 89 – Vila ribeiro de Barros – São Paulo.

    1. Olá, José! Tudo bem? Obrigada pelo comentário e interesse pelo nosso produto! Para fazer um orçamento é necessário passar pela nossa equipe comercial.

      Irei deixar nossos canais de atendimento para que você possa entrar em contato com nossos especialistas para tirar suas dúvidas e entendermos melhor sua demanda. Pode fazer por esses mesmos canais:

      WhatsApp: https://www.3tc.com.br/whatsapp/

      Telefone: (31) 3568-0513

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *