Aquecedores para o frio: confira quais são os tipos existentes!

You are currently viewing Aquecedores para o frio: confira quais são os tipos existentes!

Junto com o mês de junho, o inverno chega com temperaturas cada vez mais baixas. Nesse contexto, te fazemos a seguinte pergunta: você conhece os diferentes tipos de aquecedores para frio e como eles podem te ajudar a passar por esse período de maneira mais confortável? 

Engana-se quem acredita que o aquecimento global está relacionado somente com altas temperaturas. E realmente, em um primeiro momento, os dois temas podem parecer contrastantes. Mas na verdade, esse fenômeno provoca o que especialistas chamam de extremos climáticos: calor muito forte em determinada época, ondas de frio intenso em outras. 

Dessa forma, pelo fato do Brasil ter aquela fama de país tropical e bonito por natureza, é natural que muitas pessoas não estejam acostumadas com essas ondas de temperaturas baixas. Consequentemente, o uso de aquecedores para o frio pode trazer diversas dúvidas. Quais os tipos disponíveis no mercado? Como usar? Eles funcionam mesmo? Eles são as únicas maneiras de fugir do tempo gelado?

Nesse conteúdo, iremos responder essa e outras perguntas. Separamos aqui algumas informações essenciais sobre os aquecedores para o frio e suas principais características. 

Siga a leitura! 

O que são aquecedores para o frio?

O primeiro passo é entender com clareza o que são os aquecedores para o frio. Afinal, como citamos, esses aparelhos não são tão presentes assim na cultura do brasileiro, o que naturalmente pode gerar muitos questionamentos. 

Em poucas palavras, o próprio nome desses eletrodomésticos já sugere sua função: elevar a temperatura do ambiente, normalmente com o auxílio de uma resistência. Devido a essa característica, seu uso é comum em países ou cidades mais geladas. Na europa, por exemplo, eles são tão populares quanto o ar condicionado no Brasil.

Além disso, os aquecedores também são utilizados com o intuito de climatizar ambientes, garantindo o conforto térmico em seu lar. Em quartos de crianças, que normalmente tiram a coberta durante a noite, esse aparelho pode ser uma excelente pedida para evitar resfriados nos pequenos. 

Em resumo, de fato existem diversos benefícios em adotar esses eletrodomésticos no seu cotidiano.

Tipos de aquecedores para o frio

Quando falamos de aquecedores para o frio, temos uma enorme variedade de modelos, tipos e características diferentes. Cada aparelho conta com particularidades muito específicas que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o seu. 

Para te ajudar nessa missão, separamos aqui os tipos mais comuns de aquecedores para o frio. Confira!

Ar condicionado com função quente

Normalmente, o ar condicionado com função quente é o primeiro aparelho que vem na nossa cabeça quando o assunto é aquecedor para o frio. Afinal, eles estão presentes ativamente no nosso dia a dia, considerando que também funcionam para gelar ambientes. 

O ar condicionado com função quente é a pedida perfeita em custo-benefício para quem mora em regiões com muitas variações de clima. Está fazendo frio? Coloque a opção quente. Está quente? Use a função fria. Simples assim.

Na questão “segurança”, essa opção leva uma boa vantagem, visto que o ar condicionado não oferece perigo de queimadura. Por fim, esse aquecedor também auxilia na qualidade do ar, mantendo a umidade do ambiente sempre nos níveis certos para seu bem estar.  

Dentre as alternativas, o ar condicionado com função quente é o único multifunção. Portanto, para pessoas que querem economizar com um aparelho 2 em 1, essa é a escolha ideal.

Aquecedor elétrico

Certamente uma das opções mais baratas do mercado, o aquecedor elétrico, como o nome sugere, utiliza energia elétrica para gerar calor. 

O aumento da temperatura acontece através de uma resistência, normalmente à mostra na estrutura do aquecedor. Assim, o aquecimento ocorre quase que imediatamente.

No entanto, o ponto negativo é o fato do calor ficar concentrado somente nos arredores do aparelho. Por esse motivo, essa alternativa é mais indicada para espaços pequenos. Se você precisa climatizar uma sala, por exemplo, o aquecedor elétrico não é a opção perfeita.

Aquecedor a óleo

Esse também é um tipo de aquecedor para o frio que opera através de uma resistência. A dinâmica de seu funcionamento se dá a partir da rede elétrica, que faz com que o aparelho aqueça um óleo depositado em sua parte interna. Esse líquido circula por tubos de metal que emitem o calor desejado. 

Pelo fato do ar não ter contato com a resistência, não existe a chance do aquecedor a óleo ressecar o ambiente. Graças ao seu funcionamento complexo, esse aparelho fornece uma temperatura agradável para todo imóvel, inclusive os maiores.

Entretanto, devemos destacar um ponto: caso essa seja a opção escolhida, tome cuidado. Algumas partes aquecidas são expostas, o que pode causar queimaduras.  

Aquecedor à água

Como o nome sugere, esses aquecedores utilizam a água como ferramenta para climatizar o local. Esse instrumento, normalmente instalado em sistemas de calefação, é capaz de esquentar ambientes mais amplos.

Para seu funcionamento, ele precisa de lenha, óleo ou gás para esquentar a água que irá circular pelo aparelho. Seu uso é indicado somente para imóveis bem ventilados. 

Aquecedor de cerâmica

Por último mas não menos importante, temos o aquecedor de cerâmica, outra opção  de aparelho elétrico que apresenta resistência visível. Entretanto, ele conta com uma grade de proteção feita de cerâmica. 

O uso desse material não é feito sem motivo: ele, com o auxílio de uma ventoinha, ajuda que o calor seja propagado de forma uniforme pelo local.

Para quem não gosta de barulho, talvez essa não seja a melhor escolha, visto que ele faz um ruído muito similar ao de um ar condicionado. No entanto, sua versatilidade acaba compensando esse problema, considerando que existem diversas alternativas de aquecedores de cerâmica, como os portáteis e acoplados na parede. 

O que pode substituir um aquecedor no inverno

Como vimos ao decorrer do artigo, os aquecedores para o frio são excelentes pedidas para fugir das baixas temperaturas do inverno. No entanto, você sabia que existem outras opções que podem ser tão efetivas ou até mais na missão de garantir que seu imóvel permaneça climatizado?

A seguir, iremos indicar ótimos exemplos para você cogitar. Confira!

Isolamento térmico de paredes e teto

Vamos parar e pensar em uma pergunta: qual o principal ponto negativo que todos os aquecedores para frio apresentam em comum? Se você respondeu “o raio de atuação”, saiba que está corretíssimo. 

Mesmo nas opções que aquecem ambientes mais amplos, nenhuma tem o poder de climatizar um imóvel de maneira geral. E mesmo se alguma das alternativas pudesse dar conta do recado, imagine quão caro seria para comprar o aparelho. 

É nesse cenário que o isolamento térmico surge como uma escolha mais viável e mais barata, se colocar na ponta do lápis questões como manutenção do aquecedor, por exemplo. 

O 3TC é uma solução inspirada no funcionamento das garrafas térmicas e também nos trajes de astronautas, pois conseguem controlar a temperatura tanto no frio quanto no calor.

Dessa forma, baseando-se nessas tecnologias, o 3TC foi desenvolvido para ser um isolante térmico muito diferente dos convencionais justamente por controlar as três formas de transferência de calor: condução, convecção e radiação.

Tapetes e cortinas

Tapetes e cortinas, principalmente as de tecido, também são excelentes pedidas para manter sua casa sempre climatizada, segurando o calor por mais tempo. Geralmente, é feita a utilização desses itens em quartos, salas e livings como barreiras físicas contra o vento frio externo.

Um dos principais pontos positivos de utilizar tapetes e cortinas é a possibilidade de personalizá-los de acordo com a decoração do ambiente.

Uso da iluminação

Por fim, fazer a escolha certa da iluminação de sua casa também faz toda a diferença na hora de se proteger contra o frio. O recomendado é que você substitua as lâmpadas brancas pelas amarelas, que emanam uma luz mais quente.

Apostar em iluminação indireta também é excelente. Para isso, procure arandelas, luminárias e abajures para o seu lar. Assim, além de aquecer o ambiente, elas dão todo um charme especial para a decoração.

Conclusão

Como vimos ao decorrer do texto, existem diversas formas de fugir do frio, sendo os aquecedores apenas uma delas. Dessa forma, conhecer novas alternativas e possibilidades para climatizar seu imóvel é essencial para você não sofrer durante o inverno. 

Opções como o isolamento térmico e acústico 3TC, por exemplo, garantem o conforto térmico e bem estar tanto em temperaturas altas quanto nas mais baixas. Tudo isso com um precinho que cabe no seu bolso. 
Quer mais dicas como essa? No nosso blog, contamos com um acervo de conteúdos relacionados ao mundo da engenharia civil. Acesse o link!

Deixe um comentário