A climatização de ambientes é uma das estratégias mais importantes para trazer a melhor experiência para os usuários de uma construção. Afinal, ela determina o conforto térmico que as pessoas sentem e as faz pensar: “esse lugar é tão fresquinho” ou “essa sala está tão aconchegante”.
Para isso, várias técnicas podem ser utilizadas, como o isolamento com placas e mantas térmicas, a pintura e a implementação de elementos naturais dentro da edificação. Ficou interessado? Acompanhe!
O que você vai ver nesse conteúdo?
- 1 O que é climatização de ambientes?
- 1.1 Climatização de ambientes: luxo ou necessidade?
- 1.2 Princípios da climatização de ambientes
- 1.3 Como ela funciona e em quais casos é indicada?
- 1.4 Mitos sobre a climatização de ambientes
- 1.5 Como a climatização de ambientes é feita?
- 1.6 Vantagens da climatização de ambientes
- 1.7 Dicas para quem deseja instalar climatizadores de ambiente
- 1.8 Qual a importância da climatização de ambientes?
- 1.9 Ambientes para instalação da climatização de ambientes
- 1.10 Como o 3TC atua na climatização de ambientes?
O que é climatização de ambientes?
- 20º a 24º celsius no verão;
- 23º a 26º celsius no inverno;
- ademais, a umidade relativa do ar deve permanecer entre 40% e 80%.
Para isso, várias estratégias podem ser utilizadas a fim de controlar os diferentes aspectos que influenciam a sensação térmica.
Climatização de ambientes: luxo ou necessidade?
Com o passar do tempo, percebemos que a climatização de ambientes deixou de ser luxo e passou a ser item fundamental. A climatização pode ser a garantia de conforto de quem trabalha por muitas horas do dia em ambientes fechados.
Embora seja mais comum seu uso em ambientes comerciais, a climatização de ambientes já se tornou bastante utilizada nas residências do país. Em determinadas regiões, de clima mais elevado, possuir equipamentos para climatização se torna item de valorização do imóvel!
Princípios da climatização de ambientes
Quem vê um equipamento de climatização de ambientes pode imaginar que eles tenham sido criados somente para adequação da temperatura. No entanto, a ideia principal de climatizar um ambiente é reproduzir características naturais o máximo possível.
Ao contrário do que se imagina, a climatização feita por equipamentos modernos não deixa o ambiente seco ou com baixo nível de oxigenação. As técnicas de climatização ainda garantem o máximo possível de níveis compatíveis com os naturais.
Temperatura ambiental interna
Esse é o elemento que mais frequentemente associamos ao clima de uma construção. Ela é influenciada pelos processos de transmissão de energia térmica, que são três:
condução — é o mais intuitivo para a gente, pois é o que mais percebemos no nosso dia a dia. Ocorre quando dois corpos com temperaturas distintas entram em contato direto. Aquele mais quente cede energia térmica para o mais frio até que ambos fiquem com o mesmo valor, entrando em equilíbrio térmico. Nas construções, ocorre quando as estruturas entram em contato com as massas de ar e o solo;
convecção — é um conceito relativamente mais complexo. Normalmente, é provocada pelo aquecimento do ar em contato com o solo. Assim, quando uma massa de ar é aquecida, ela se torna menos densa e é direcionada para cima. Então, o ar mais frio que está logo acima, desce. Consequentemente, há um fluxo constante que movimenta o calor pelo ambiente. Na natureza, é responsável pela formação dos ventos;
radiação — é o menos intuitivo, pois não conseguimos ver os raios de energia agitando as moléculas para aumentar a temperatura das superfícies. Sabe quando falamos “o sol tá quente”? Então, isso se deve ao fato de em dias claros e iluminados há uma maior intensidade de radiação. Ela é tão potente que chega a ser responsável por mais de 90% da transmissão de calor em uma construção. Assim, o bloqueio eficiente da radiação determina a potência de um isolante.
Então, uma boa climatização deve sempre considerar esses três fatores. Senão, será impossível manter um clima ameno dentro da construção.
Umidade
A umidade depende principalmente da umidade relativa do ar no ecossistema. No inverno, ela costuma ser bem baixa, mas em locais industriais com produção de vapor e nos locais com maior incidência de chuvas, ela é elevada. Um índice confortável deve se manter entre 40% e 80%.
Para controlá-lo, podem-se utilizar estratégias estruturais ou equipamentos. No primeiro caso, uma boa vedação e impermeabilização de superfícies é imprescindível. No segundo, umidificadores podem ser utilizados para jogar vapor de água no ambiente.
Circulação de ar
A circulação depende de três fatores principais:
dimensionamento correto das entradas e saídas de ar para que haja circulação da ventilação natural;
uso de ventiladores e exaustores;
um ambiente elaborado para propiciar a convecção adequada do ar dentro do cômodo, mantendo a circulação e a vazão do ar quente para as saídas.
A climatização de ambientes utiliza diferentes técnicas sobre esses processos para deixar o ambiente equilibrado para o uso humano
Como ela funciona e em quais casos é indicada?
A climatização não é uma medida isolada, mas um verdadeiro projeto dentro de uma construção ou de uma reforma. É preciso analisar toda a característica do edifício, como:
- material e espessura das paredes;
- modelo e materiais do telhado;
- acabamentos utilizados;
- posição da construção em relação ao sol;
- permeabilidade do solo;
- divisórias internas, entre outros.
Ela funciona, portanto, complementando os elementos das diversas estruturas para aumentar a sua eficiência de manutenção de temperaturas equilibradas. Por conseguinte, em certa medida, todo o projeto precisa de climatização.
No entanto, há determinadas situações que podem necessitar de um reforço ainda maior seja devido às características da obra ou ao clima da região. A seguir, apresentamos alguns objetivos de um projeto de climatização.
Complementar e suplementar as características das estruturas
À medida que a construção civil evolui, tem empregado técnicas mais ágeis e com maior custo-benefício, como as divisórias de gesso no lugar de paredes de alvenaria. Ao contrário destas, os drywalls não são muito eficientes em impedir as trocas de calor, pois apresentam uma espessura menor. Nesse caso, é imprescindível instalar mantas isolantes entre as placas de gesso para melhorar a eficiência termoacústica.
Outra estrutura que também precisa de reforço são as telhas de metal. Esse material é muito potente na transmissão da energia calorífica e pode deixar o ambiente muito quente. Então, o telhado precisa receber uma camada de isolante abaixo das peças para manter a climatização adequada.
Aumentar a vedação
Quando determinados isolantes são instalados no telhado e nas saídas de ar, eles podem impedir a entrada de ar quente ou frio do exterior. Desse modo, é possível conquistar uma maior estabilidade do clima interno.
Nesse sentido, os materiais impermeáveis se destacam, pois não deixam que o ar externo interaja com o interno. Se você utiliza espumas e mantas permeáveis, o ar vai passar pelos poros das peças.
Modificar natural e artificialmente a temperatura do ar
Outra estratégia de climatização é utilizar equipamentos eletrônicos que modificam a temperatura do ar, como os aquecedores e os ares-condicionados.
Apesar de serem imprescindíveis em alguns projetos, eles apresentam certos inconvenientes. Ambos deixam o ar mais seco, sendo que a umidade também é um elemento importante para a climatização. Além disso, como todas as máquinas que provocam mudanças de temperatura, consomem bastante energia elétrica.
Mitos sobre a climatização de ambientes
Muitos mitos sobre a climatização de ambientes têm sido derrubados nos últimos tempos. A evolução das técnicas e equipamentos utilizados garante ótimos resultados na atualiade.
Se você já ouviu algum desses mitos, saiba porque eles não são verdadeiros:
Climatização de ambientes faz mal à saúde
Esse é o maior mito que se espalhou sobre a climatização, mas além de não ser verdadeiro, ainda omite que na realidade climatizar o ambiente renova o ar. A renovação do ar deixa o ambiente mais puro e com níveis de oxigênio adequados.
Quem trabalha em ambientes, fechados, portanto, pode se beneficiar muito da climatização de ambientes. Imagine ficar o dia todo em um local fechado com o mesmo ar e com várias pessoas respirando no lugar?
Climatizadores de ambientes possuem custo muito alto
Atualmente, os equipamentos para climatização de ambientes possuem ótimo custo benefício e exigem cada vez menos energia elétrica para seu funcionamento correto.
Além disso, é possível fazer um projeto de climatização personalizado para cada ambiente dependendo dos objetivos e demanda.
A manutenção é alta
A única exigência para manutenção de rotina é a limpeza dos climatizadores que deve ser feita periodicamente. Esse cuidado é fundamental para que seu equipamento possa filtrar o ar com eficiência.
Como a climatização de ambientes é feita?
A seguir, apresentamos as principais estratégias de circulação de ar que podem ser incorporadas ao seu projeto.
Isolamento térmico
mantas de lã de vidro — são produzidas com a sílica, o mesmo material utilizado para produzir o vidro. Ela é submetida a altas variações de temperatura e pressão para formar fibras com consistência parecida com a lã. Elas são capazes de atuar sobre os processos de condução de calor, mas não bloqueiam a radiação;
mantas de lã de rocha — são bem semelhantes à anterior, mas são feitas com uma rocha chamada diábase. Com isso, conquista-se uma eficiência ligeiramente superior de isolamento termoacústico;
foils — são lâminas metálicas coladas diretamente nas superfícies para aumentar a capacidade de reflexão da radiação solar. Contudo, não bloqueiam os processos de condução;
placas de isopor — são lâminas rígidas de material plástico capazes de bloquear eficientemente a condução, apesar de não atuarem sobre a radiação;
espumas de poliuretano — esse material está ligado a acidentes graves, pois é combustível e tóxico no contato com o fogo. Alguns fornecedores oferecem uma versão aditivada com retardantes de chama, o que diminui seu potencial comburente. No entanto, por não atuar na radiação, também não é um material muito recomendado;
3TC — vamos falar mais dele nos próximos itens. É o sistema de isolamento mais eficiente no mercado, pois atua sobre todos os processos de transmissão de calor. Seu núcleo de poliestireno expandido impermeável impede a condução e a convecção ao passo que a cobertura com lâminas refletivas que barram mais de 90% da radiação.
Ventilação
as janelas das salas e dos quartos devem ter, pelo menos, 1/8 da área do piso;
se essas saídas ficarem próximas de outras paredes ou fachadas, a proporção deverá ser ainda maior, entre 1/7 e 1/5.
Resfriamento artificial com ar-condicionado
Com isso, reduz-se o contato do ar resfriado com o ambiente mais quente, aumentando sua eficiência. Então, será possível atingir uma temperatura adequada com o aparelho ligado em uma potência muito menor
Aquecedores
Os aquecedores não são tão utilizados no Brasil, pois grande parte do nosso território está dentro da faixa de clima tropical. No Sul do país, entretanto, eles são mais comuns e podem ser visto tanto nas versões elétricas quanto de queima. A eficiência desses métodos também depende bastante da capacidade de isolamento térmico do edifício.
Umidificadores
Essa situação é especialmente comum no inverno devido à menor ocorrência de chuvas. Então, aparelhos de umidificação podem trazer mais bem-estar aos moradores. Ademais, as partículas de água presentes no ar ajudam a manter o equilíbrio da temperatura interna.
Pintura
As cores das tintas influenciam a capacidade das superfícies de refletir parte da energia solar. O branco é capaz de refletir grande parte da radiação da luz visível ao passo que o preto absorve todas elas. Por essa razão, tons escuros no telhado e nas fachadas contribuem para a elevação da temperatura interna.
Design biofílico
uso de vasos de plantas vivas como acessórios de decoração;
implementação de jardins internos;
instalação de paredes verdes, em que um verdadeiro canteiro é instalado verticalmente;
instalação de tetos vegetais, nos quais diversas camadas de terra, impermeabilizantes e isolantes são instaladas no teto para permitir a colocação de plantas de pequeno porte e arbustos.
Nas estruturas externas, as plantas se tornam uma camada adicional de isolante térmico e evitam que a radiação solar aqueça a estrutura. Todavia é imprescindível que esses sistemas sejam desenvolvidos em projetos tradicionais, pois é preciso aplicar impermeabilizantes e isolantes térmicos.
Vantagens da climatização de ambientes
Existem muitas vantagens na climatização de ambientes. Entre as principais, podemos citar:
Conforto
A sensação de alívio ao trabalhar ou permanecer por um tempo em um local com climatização é notória. Esse fato garante aos clientes e funcionários a melhor experiência no ambiente climatizado.
Aumento da produtividade
Assim, quanto mais conforto e preocupação com o ambiente, maiores os índices de produtividade.
Saúde
Outra vantagem ligada à saúde é que o ar fica em níveis de umidade adequados, evitando processos alérgicos devido ao clima muito seco.
Dicas para quem deseja instalar climatizadores de ambiente
Instalar equipamentos para climatização de ambientes é sempre uma excelente ideia, mas é importante seguir algumas dicas para não ter problemas posteriores.
Busque projetos personalizados
O ideal é contar com um projeto personalizado para atender às necessidades específicas do local. As boas empresas de climatização oferecem essa consultoria inicial aos clientes.
Procure uma ótima empresa
A empresa ideal para instalar a climatização de ambientes em sua empresa ou residência precisa manter alguns requisitos. O ideal é que a empresa ofereça aos clientes equipamentos modernos e faça os atendimentos baseada em suas necessidades particulares.
Qual a importância da climatização de ambientes?
Ela é responsável pela manutenção do conforto térmico dos usuários de uma construção, evitando estímulos ambientais que provocam reações desagradáveis no nosso organismo. Além disso, apresenta outros benefícios para os objetos e equipamentos de uma residência ou de uma indústria.
Redução do calor
No entanto, a climatização pode oferecer um reforço importante e contribuir para a prevenção do superaquecimento. Esse cuidado deverá ser redobrado nos casos de equipamentos de alta precisão, cujos componentes são ainda mais frágeis.
Temperaturas estáveis
Em outras palavras, o objetivo do isolamento não é deixar um ambiente mais quente ou mais frio, mas manter temperaturas equilibradas para o nosso bem-estar.
Conforto acústico
A maioria dos isolantes térmicos também são soluções interessantes para melhorar a eficiência acústica do ambiente. Por exemplo, o EPS é um material utilizado amplamente para os dois objetivos. O ar represado dentro das células de polímeros atrapalha a condução do som, abafando-o intensamente.
Ambientes para instalação da climatização de ambientes
Atualmente, a cada dia as vantagens de instalar a climatização de ambientes abrangem locais diversificados. Entre os principais, podemos citar:
Comércios
Empresas
Calor ou frio excessivo pode comprometer o uso de computadores e outras máquinas ligadas por longos períodos, e climatizar o local é uma excelente saída para evitar problemas desse tipo.
Residências
Ambientes abertos
Em ambientes como estacionamentos ou locais somente com cobertura, a ventilação natural contribui para o bom funcionamento dos climatizadores.
Granjas e estufas
Assim, pensar em granjas, estufas e outros locais preparados para plantio e para criação de animais sem climatização não é viável nos dias de hoje.
Como o 3TC atua na climatização de ambientes?
O 3TC recebe esse nome, pois é capaz de atuar nos 3 processos de Transmissão de Calor. Essa característica é única entre os isolantes disponíveis no mercado. Essa tecnologia foi criada pela NASA para trazer a máxima proteção aos astronautas das viagens e das estações especiais. O Universo sofre com variações enormes de temperatura indo de números abaixo de 0 grau Celsius até dezenas de graus celsius em poucas horas.
Para isso, foi preciso unir duas estratégias diferentes: um núcleo de EPS coberto por duas lâminas de polímeros refletivos impermeáveis. A seguir, vamos explicar como cada uma delas age em cada processo.
Reduz a condução de calor
Aqui, neste post, comparamos o 3TC com espumas de PU, ambas instaladas junto a chapas de aço galvanizado. Enquanto o sistema com uma manta de 10 mm de 3TC apresenta um coeficiente de 0,18, uma espuma de 30 mm de PU contou com 0,58 e a de 50 mm, com 0,35. Em outras palavras, uma estrutura muito mais fina de EPS teve um resultado muito melhor que 50 milímetros de PU.
Controla os processos de convecção
No entanto, essa circulação dentro da construção depende da massa de ar superior estar mais fria do que aquela próxima ao chão. Se o telhado aquece constantemente o ar logo abaixo, isso não ocorre. Consequentemente, o ambiente interno fica mais quente e abafado.
Reflete grande parte da radiação
Com isso, é possível evitar o aquecimento de grande parte das estruturas de um edifício e deixá-lo com a máxima capacidade de isolamento.
Melhora a potência do ar-condicionado
Se você utiliza 8 horas de ar-condicionado todos os dias, em um mês, você economiza 266 kWh. Se considerarmos o último ranking do preço do kWh no Brasil, em Belém com a energia mais cara, você economizaria cerca de 159 reais mensais. Em Boa Vista, com o kWh mais barato do Brasil, a economia seria de 89,6 reais. Tudo isso considerando o uso em apenas um ambiente
Por conseguinte, com a 3TC, você conquista uma climatização de ambientes perfeitas. Com a economia na conta de luz, recupera-se o investimento rapidamente devido à economia de energia. Além disso, os usuários ficam muito mais satisfeitos e confortáveis. Nossos materiais são de altíssima durabilidade e podem durar décadas sem perder quase nada de eficiência.
E se você deseja obter conforto térmico nos ambientes com toda orientação e excelente atendimento, entre em contato com a 3TC!