Como tirar infiltração da parede e evitar o problema

Como tirar infiltração da parede e evitar o problema
calendar_month16/09/2022 view_list

Se ter uma casa bonita e bem decorada é o sonho de muita gente, a infiltração na parede é o pesadelo. Por causa desse problema, a estética do imóvel, o bem-estar e a saúde dos moradores (bem como dos frequentadores da moradia), são seriamente prejudicados. Será possível prevenir essa dor de cabeça? Como tirar infiltração da parede?

Neste artigo, mostraremos como evitar esse dano. Falaremos também sobre as principais causas e de que forma um bom sistema de isolamento termoacústico pode ajudar. Avance para os próximos tópicos!

O que causa a infiltração da parede?

Não existe uma única razão para o aparecimento de infiltrações na parede. Na verdade, a origem do problema está ligada a diversos fatores. Além disso, pode ocorrer em qualquer tipo de imóvel não importa a localização geográfica. Para vencer esse inimigo, em primeiro lugar, a melhor solução é identificar o motivo do surgimento. A seguir, apontamos os principais.

Fissuras na laje

Sim, as manchas escuras de umidade podem ter origem na parte superior da casa: a laje. Quando não é bem impermeabilizada, a laje tende a facilitar o escoamento das águas pluviais para as paredes internas. Isso acontece porque as trincas e fissuras (comuns em estruturas cimentícias) ficam expostas.

Para saber se o problema vem da laje, basta observar a localização das manchas de umidade. Caso se concentrem nas laterais superiores da parede, é quase certo que está descendo água pela laje.

Canos na parede

Outro grande causador de infiltração na parede são os vazamentos vindos da rede hidráulica (encanamento) da casa. No geral, os ambientes que mais apresentam esse tipo de umidade são o banheiro, área de serviço e cozinha. Uma vez que, concentram a maior parte das saídas de água da residência, portanto, uma grande quantidade de canos.

Visualmente, a infiltração vinda do encanamento é identificada por meio de pontos de umidade localizados na parede. Às vezes, as manchas são arredondadas ou alongadas (quando a umidade escorre pela parede).

Chuva diretamente nas paredes

As paredes externas precisam ser protegidas da chuva. Quando não existe essa proteção, as águas pluviais batem e escorrem diretamente nas laterais do imóvel. O resultado é o aparecimento de infiltrações internas.

Normalmente, esse tipo de umidade surge no meio, se estende pelas laterais, cantos superiores e inferiores da parede. Em estações menos chuvosas e quentes, as manchas tendem a reduzir ou sumir. Retornando com força quando aumenta o volume das precipitações e a intensidade do frio.

Pouca ventilação na construção

Imóveis com poucas janelas ou rodeados por outras construções, tem uma grande probabilidade de sofrer com umidade nas paredes. Nem sempre esse problema é resultado de uma infiltração, mas do acúmulo de água nos ambientes.

Em estações que apresentam um grande volume de precipitação, o problema piora. Nesse cenário, as manchas de umidade podem surgir em qualquer área das paredes. Nos móveis, o resultado é percebido por meio do aparecimento de mofo.

Umidade do chão para as paredes

Esse tipo de infiltração tem origem no solo do terreno da casa. Por ser muito úmido, faz com que apareçam manchas molhadas na parte inferior que se estendem para o meio da parede. Por ser um problema estrutural, se não resolvido, tende a reaparecer. Mesmo após a reforma e pintura das paredes.

Falta de isolamento/impermeabilização na construção

Todas as causas de infiltração na parede citadas podem ser o resultado da falta de realização de um único processo: isolamento e impermeabilização da estrutura do imóvel na fase da construção.

Esses procedimentos impedem a umidade vinda da água da chuva, do terreno ou da ausência de ventilação na casa. Nesse caso, um bom serviço de isolamento e impermeabilização resolve o problema.

Agora, vamos apresentar algumas dicas e conselhos de como tirar infiltração da parede e evitar o problema.

Como tirar infiltração da parede

Vale ressaltar que a infiltração da parede representa muito mais do que um dano estético. Como dito na introdução, impacta diretamente na saúde e no bem-estar dos moradores e dos que visitam a casa (amigos e familiares).

Entre os problemas resultantes, podemos destacar: crises alérgicas, asma, bronquite e rinite. Sendo assim, é fundamental que qualquer tipo de infiltração seja eliminada. Como atingir esse objetivo? Vejamos um passo a passo para tirar infiltração da parede.

Identificar a causa 

É importante tratar a origem do problema em vez de adotar estratégias paliativas. Para isso, o morador pode investigar por conta própria ou contar com a ajuda de um profissional da área de construção civil, impermeabilização ou isolamento termoacústico de ambientes.

Retirar a pintura, massa corrida, argamassas deterioradas

Após reconhecer a causa e sanar a infiltração, o próximo passo é reformar a parede danificada. Para tanto, é necessário raspar a pintura, massa corrida ou argamassas da região afetada. Seria interessante (ao nível estético), realizar a reforma não só da área danificada, mas de toda a parede. Dessa forma, o resultado será mais uniforme e bonito.

Fazer o revestimento das paredes com isolamento ou impermeabilização

A longo prazo, a infiltração pode retornar devido às mesmas causas identificadas e sanadas no passado. Assim, para evitar esse desgosto, o ideal é realizar o serviço de impermeabilização da casa.

Quanto a impermeabilização, é recomendável a utilização de manta asfáltica na laje e de tinta asfáltica nas vigas e baldrames. Por outro lado, nas paredes, é possível implantar aditivos próprios misturados ao chapisco ou reboco. No caso do isolamento, existem algumas possibilidades.

Entre elas, está a aplicação de uma manta térmica impermeável na parede, laje ou telhado. Dessa forma, ela ajudará a impedir a entrada da umidade externa. Além disso, mantém os ambientes internos aquecidos nas épocas mais frias e chuvosas do ano.

Conte com a 3TC Isolamento

Sem dúvidas, a contratação de um serviço especializado é uma decisão inteligente. Afinal, o problema da infiltração será avaliado e tratado diretamente por profissionais com experiência nessa área. A 3TC isolamento conta com departamento de engenharia e especialistas que podem indicar uma solução com tecnologias adequadas para a resolução dos problemas de infiltração e umidade. Além de ter uma equipe de profissionais especializados, a 3TC oferece um excelente produto para isolamento térmico, produzido em placa ou manta térmica, – que lida com três formas de transmissão de calor:

  • Condução – vinda de materiais e fluídos;
  • Radiação – originada dos raios infravermelhos;
  • Convecção – ocasionada por fluidos, gases, vapores e infiltrações.

Essa eficiência se embasa no material utilizado: o poliestireno expandido (EPS). Dessa forma, toda a estrutura da casa fica resistente à água e ao mofo, bem como obtém uma excelente vedação. Outros benefícios do isolamento da 3TC, são:

  • Eficiência energética;
  • Sustentabilidade;
  • Versatilidade;
  • Fácil instalação;
  • Conforto térmico e acústico;
  • Durabilidade.

Por fim, o que acha de acabar com a infiltração da parede do seu imóvel com a 3TC Isolamento? Então, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e conheça os nossos serviços. Aproveite também para aumentar os seus conhecimentos. Visite nosso blog e leia os artigos valiosos publicados! 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *