Espuma expansiva no telhado pode? Saiba mais!

Espuma expansiva no telhado pode? Saiba mais!
calendar_month17/08/2022 view_list

Será que usar a espuma expansiva no telhado é uma boa ideia?

Utilizada para o serviço de vedação e isolamento, a espuma expansiva é um material muito utilizado em obras e traz muitos benefícios. O isolamento é uma etapa importante na construção. Ele protege os ambientes e, além disso, pode, aumentar o conforto das pessoas. 

Entre as soluções disponíveis, vale a pena conhecer o que a espuma expansiva pode oferecer para sua construção ou reforma. O produto possui bom coeficiente de transferência de calor, não encolhe e resiste bem à pressão. 

Pode-se a utilizar tanto em ambientes internos como nos externos, pois veda portas e janelas contra correntes de ar, chuva, vento e poeira.

Neste texto vamos te explicar se realmente indica-se o uso da espuma expansiva no telhado. Acompanhe!

O que é espuma expansiva? 

A espuma expansiva é um daqueles produtos como a fita adesiva, que pode-se usar para muitas funções, além da sua original. 

A espuma expansiva  vem embalada em latas e é um produto constituído da reação química entre dois elementos químicos, um ativador e poliol. Com propriedades de espuma flexível, a espuma expansiva é caracterizada por ser um produto de poliuretano com capacidade de se adaptar conforme a dimensão da superfície à qual ele é aplicado

É um produto projetado para expandir e endurecer ao entrar em contato com o ar, ou seja, é polímero líquido que assume o estado sólido após passar pelo chamado processo de cura.

Se quiser entender um pouco melhor sobre o que é a espuma expansiva você pode acessar este conteúdo para mais informações

Vantagens do uso da espuma expansiva

A espuma expansiva é indicada para uso em ambientes internos e externos, pois é uma técnica limpa e rápida. 

Tem um tempo de instalação curto e facilidade se caso for necessário remover. Excelente custo-benefício para diversas aplicações, além de ser extremamente versátil. 

Ela preenche os espaços vazios, proporcionando maior vedação e calafetação. A sua fixação e assentamento pode ser feito em variados tipos de materiais, proporciona isolamento dos encanamentos, além de um isolamento acústico, elétrico, térmico e muito mais. 

Por ser de fácil manuseio, aprender como utilizar espuma expansiva pode ser interessante tanto para aplicações profissionais como também para fins domésticos. 

Outro diferencial é a facilidade de aplicação. Como dispensa o uso de massa, instalar portas e janelas fica muito mais fácil. Além disso, é muito mais simples carregar uma lata em formato spray do que preparar e carregar cimento de um lado para o outro da construção.

É resistente à ação climática e oferece secagem rápida após aplicada. Por fim, é um produto não tóxico, mas, apesar disso, deve-se tomar precauções, como veremos mais à frente.

Locais que a espuma expansiva pode ser aplicada: 

  • Revestimentos em geral;
  • Isolamento para sistemas de refrigeração e congeladores;
  • Amortecimento em imóveis;
  • Instalação de janelas, portas e outros itens semelhantes;
  • Preenchimento orifícios;
  • Correção de falhas;
  • Isolamento de edifícios e construções em geral;
  • Pneus e cilindros;
  • Colchões e estofamentos;
  • Fixação e isolamento de tubos.

Quando o assunto é rendimento da espuma expansiva, é importante observar três fatores: o tamanho da lata, o peso e a fresta do caixilho, ou seja, da esquadria onde o material será aplicado.

É possível encontrar espumas em latas de 500ml e de 750ml. Cada uma dessas embalagens pode conter produtos diferentes. Isso ocorre porque a espuma expansiva é um spray, ou seja, é um líquido sob pressão.

Latas de espuma expansiva de 500ml, por exemplo, podem conter volumes de 340g ou de 480g. Nesse caso, o tamanho da lata é o mesmo, no entanto, a quantidade de produto em cada embalagem é diferente. Claro, a lata com 480g custa mais caro que a de 340g.

Posso usar espuma expansiva no telhado? 

Entendemos que indica-se a espuma expansiva para uso em ambientes externos. Agora, quais as utilidades e os benefícios de usá-la no telhado?

A espuma expansiva é resistente contra a ação das mudanças climáticas. Assim, ela é ideal para o uso nos telhados que tem um grande impacto do clima de forma direta. A espuma expansiva no telhado ajuda em casos de vazamentos e também para evitar a entrada de animais, como pássaros e morcegos.

Cuidados com o uso da espuma expansiva

Apesar de ser muito prática a aplicação da espuma expansiva é importante ter alguns cuidados na hora de usá-la, principalmente no telhado. 

Confira passo a passo para a aplicação da espuma expansiva

  • Umedeça o material, o que fará com que a espuma esteja pronta para ser usada;
  • Agite bem a embalagem antes de começar a utilizá-la;
  • corte o bico para que fique de acordo com a dimensão que você deseja;
  • Corte o excesso, depois de aproximadamente 2 horas;
  • Espere a cura, que ocorre em torno de 24 horas depois da aplicação do produto.

Dicas para a aplicação da espuma expansiva

  • Para uma boa aplicação da espuma expansiva é necessário que o telhado esteja limpo e livre de qualquer resíduo, como: poeira,  óleo,  graxa,  resto de cimento.
  • Após a limpeza, é necessário borrifar um pouco de água, para umedecer e ajudar posteriormente no processo de “cura” (endurecimento e secagem da espuma).
  • Pegue a lata de espuma expansiva e agite bem a embalagem antes de começar a utilizá-la. 
  • Para funcionar corte o bico para que fique de acordo com a dimensão que você deseja, no caso do telhado, é importante deixar um bico maior. 
  • Corte o excesso depois de aproximadamente 2 horas. 
  • Espere a cura que ocorre em torno de 24 horas depois da aplicação do produto. 

Conte com a 3TC Isolamento! 

Se procura resultados ainda melhores, você pode associar os benefícios da espuma expansiva e o isolamento da 3TC. 

O 3TC é uma tecnologia inspirada no funcionamento das garrafas térmicas e também nos trajes de astronautas, pois conseguem controlar a temperatura no frio e no calor.

Dessa maneira, baseando-se nessas tecnologias, desenvolveu-se o 3TC para ser um isolante térmico muito diferente dos convencionais justamente por controlar as três formas de transferência de calor. 

Isolantes convencionais, como a lã de vidro, a lã de rocha, a espuma de Poliuretano (PU) e até mesmo do EPS (isopor), lidam apenas com a condução, que corresponde por 10% apenas da transferência de calor em construções. 

Outros isolamentos térmicos como tintas refletivas, “Foils” (mantas térmicas), lidam apenas com a radiação. O 3TC é melhor: ele lida com as três formas de transferência de calor, a melhor opção em isolamento térmico no mercado, com o melhor custo benefício.

Conheça mais sobre a 3TC! 

Quer saber mais sobre a tecnologia 3TC? Ou ficou com alguma dúvida ainda sobre o uso da espuma expansiva? No nosso site você encontra outros conteúdos específicos para auxiliar você que está construindo ou reformando!

VEJA TAMBÉM:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *